O LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - surgiu no final de 2013, como um núcleo de estudos em teorias, metodologias e questões relacionada ao Ensino de História no Brasil. Ele está integrado ao Departamento de História da UNESPAR, Campus União da Vitória, e desde então, tem promovido uma série de palestras e eventos sobre o tema.
Dentro e fora da UNESPAR, o LAPHIS tem trabalhado e atuado junto a formação de professores, organizando encontros sobre a questão da aprendizagem histórica, formação e educação escolar, entre outros.
A organização do 3o Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental vêm de encontro a proposta de dinamizar o uso de recursos tecnológicos modernos no debate sobre o estudo de História Oriental, em suas mais diversas expressões, promovendo um acesso amplo e gratuito aos estudantes e docentes de história.
Prof. Dulceli Tonet Estacheski [Diretora do LAPHIS]: Atualmente é professora do curso de História da UNESPAR, campus de União da Vitória nas disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de História, Estágio Supervisionado, Didática da História e Gênero e Diversidade na Escola. É fundadora do periódico 'Mais que Amélias', voltado para o estudo de questões de gênero e feminismo, além de ter coordenado o projeto 'Catadores da margem esquerda', de resgate e valorização da comunidade de catadores de papel na cidade de União da Vitória e adjacências. Integra igualmente o grupo 'Mais que Amélias', já citado, que promove ações de conscientização da lei e defesa contra crimes de gênero na cidade de União da Vitória e região.
Prof. Everton Carlos Crema [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2016) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, Modernidade, História do Paraná, História Local e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI. Coordena projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Membro do Grupo de Pesquisa - Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado - vinculado a UFSC - CNPQ, Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ.
Prof. José Maria Neto [Organização do Evento, Diretor do grupo Leitorado Antiguo, UPE]: Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Membro permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE). Líder do Leitorado Antiguo – grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012) e Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História.
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